Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogas?

Colégio Académico

Blogas?

Colégio Académico

Uma lenda muito antiga...

Num dia de manhã, os 3º. e 4º. Anos juntaram-se para ouvir uma lenda muito antiga que se pssou num país distante: a China.

 

Lenda do Tangram

 

A lenda falava de um homem chamado Tchang que, durante toda a sua vida, tinha sido mensageiro do Imperador. Quando se sentiu velho e cansado, pediu uma casa ao Imperador para poder descansar. Pediu ainda que o interior da sua casa fosse revestida de azulejos mágicos (feitos pelos artesãos do lago Tangram). 

Um dia, Tchang pediu para pegar num azulejo mágico. Foi então que o azulejo caiu no chão quebrando-se em sete pedaços. Tchang, ao recolher as peças, reparou que tinha construído um gato, depois um cão, um cisne, ... Tchang não se cansava de procurar novas formas.

E, ainda hoje, se subirmos ao ponto mais alto da Serra Azul, lá encontraremos o velho Tchang com o seu azulejo Tangram, à procura de novas formas.

 

 

O que aprendemos

 

Aprendemos que uma lenda é uma história que não se sabe se é verdade ou mentira. Aconteceu há muito, muito tempo e é contada de geração em geração.

Também aprendemos que o Tangram é constituído por 7 peças que simbolizam os 7 pedaços do azulejo mágico.

 

 

Por fim, decidimos ser nós próprios o Tchang. Formámos grupos e, utilizando um Tangram (7 peças), elaborámos bonitos quadros com composições geométricas.